São Paulo – A Policia Militar do Estado do São Paulo enviou apoio aéreo para combater o incêndio que atinge o Mato Grosso do Sul. A equipe decolou com o Águia 14, um helicóptero AS350B2 – Esquilo, às 9h00, no domingo (22), da Base de Aviação de Araçatuba, interior paulista.
Dois pilotos, dois tripulantes e um mecânico pousaram no Posto de Comando sul-mato-grossense, na Fazenda Cainã, área rural de Miranda, a 203 km da capital Campo Grande. Para auxiliar o Corpo de Bombeiros do estado vizinho, o helicóptero da PM de São Paulo está equipado com um helibalde Bambi-Bucket de combate à incêndio com capacidade de 545 litros de água.
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama) e Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o fogo já atingiu mais de um milhão de hectares, com a mais de 2.400 focos em Mato Grosso do Sul. Após pedido de auxílio do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, o governador João Doria autorizou o envio de ajuda.
De acordo com a assessoria, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, manteve contato telefônico com Doria e com o comandante do Comando Militar do Oeste (CMO), general Lourival Carvalho, expondo a gravidade da situação das queimadas no estado. Outro helicóptero do Exército também foi cedido para combater o fogo.
A maior dificuldade no momento é o acesso restrito dos brigadistas aos pontos de fogo na região do Pantanal. A força-tarefa para combate ao incêndio também tem o apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, com o avião Air Tractor, modelo AT-802F, “Nimbus 01”.