Representantes do Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria de Estado da Defesa Civil e da Policia Rodoviária Federal participaram na quinta-feira (06/06) da apresentação de uma nova ferramenta a ser estudada, os VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados).
Bastante inovador, o referido instrumento passou a ser amplamente conhecido após a Guerra dos Estados Unidos contra o Iraque e Afeganistão, onde foram vastamente utilizados e fundamentais para o sucesso de inúmeras missões de combate.
Contudo o foco agora é outro: o de salvar vidas em situações de risco iminente, especialmente as provocadas por desastres naturais e/ou tecnológicos.
Neste sentido, o CBMSC, após a apresentação, se propôs a estudar o assunto a fim de verificar os elementos técnicos do produto, avaliando sua efetividade e limitação de operação.
Os profissionais de Segurança Pública presentes entendem que o equipamento ainda necessita ser estudado e avaliado, contudo destaca-se sua tecnologia de transmissão de dados em tempo real, a qual se integrada a câmera do helicóptero Arcanjo 01, que possui inclusive imageador térmico, pode prover um avanço significativo no gerenciamento de ocorrências de grande vulto e complexidade.
Fonte: CBM/SC