Paraná – A Secretaria da Saúde do Paraná e SAMU Regional Oeste promoveram no sábado (27) e domingo (28), em Cascavel, um curso de reciclagem em procedimentos de segurança de voo e regulação médica, além de atualização em atendimento ao politraumatizado, com treinamento prático em aeronave.
O objetivo do treinamento foi capacitar os profissionais envolvidos nas missões aeromédicas realizadas pelas equipes da Base Oeste do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), em Cascavel. Participam das atividades tripulantes da equipe aeromédica, médicos reguladores, intervencionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e operadores de rádio.
O curso contou com presença de colaboradores do SAMU de Foz do Iguaçu, de Guarapuava e Aeromédico de Chapecó. Um dos instrutores foi o médico Mauricio Lemos, Base SAMU 192 Maringá, que abordou atualidades em trauma e integração entre o SAMU e Corpo de Bombeiros.
O exercício simulado com o helicóptero do SAMU aconteceu na área do Aeroleve, na Região do Bairro Tropical, em Cascavel. Uma das práticas treinadas foi o embarque e desembarque de vítima com aeronave acionada.