Pernambuco – A Base da Divisão de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal (DOA/PRF) de Recife, Pernambuco, comemorou na ultima quarta-feira (16) a marca de 10 anos de atuação conjunta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Nesse período, mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas pelas equipes que chegam de helicóptero para prestar socorro – resgate e atendimento médico. A comemoração aconteceu no hangar da PRF, no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Zona Sul do Recife.
Na ocasião, esteve presente a comerciante Renata Patriota, de 37 anos, que durante a enchente ocorrida em 2010, em Palmares, onde mora até hoje, foi resgatada de helicóptero. Durante horas, ela ficou com os pais sobre o telhado da casa da família esperando o resgate, que chegou pelo ar. Na época, 96 pessoas estavam na mesma situação e foram levadas pelo socorro aeromédico para um local seguro.
“O serviço é acionado geralmente sempre que ocorra acidente com vítima em estado grave, no qual o tempo resposta traga sobrevida à mesma, mas também pode ocorrer em caso de remoção de paciente para hospital de maior suporte e no transporte de órgãos para transplante”, explica o chefe da Base de Operações Aéreas da PRF, Adoniran Batista.
Denominado “Patrulha 05” a aeronave modelo Bell 407 é facilmente transformada em uma UTI aérea para as operações, contando com todos os equipamentos necessários para o resgate e transporte de pacientes graves. É equipada com aparelhos de suporte avançado, como monitor cardíaco, respirador, desfibrilador, bomba de infusão, oxigênio e outros. No helicóptero vão médico, enfermeiro, piloto e operador. O acionamento se dá pelos números 192 ou 191.
“É o médico que está na regulação que avalia a necessidade do encaminhamento do helicóptero, baseado nas informações do estado geral da vítima e também com confirmação de local seguro e acessível para a aeronave pousar”, detalha Leonardo Gomes, coordenador do SAMU Metropolitano do Recife.
Ainda na quarta-feira, no fim da tarde, a DOA foi acionada para uma ocorrência de resgate aeromédico na altura do KM78 da BR101. A vítima foi levada estável para o Hospital da Restauração, concluindo com sucesso mais uma missão do dia que marca os 10 anos do convênio entre a PRF e o SAMU.
Criada em 1999 pela Portaria de Nº 308 do Ministério da Justiça, a DOA opera 9 helicópteros e 2 aeronaves de asa fixa em bases ao redor do país, são elas: Brasília, Recife, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande e Rio de Janeiro.
Além dos serviços de voo aeromédico, a divisão realiza também operações policiais, zelando pela segurança das rodovias federais tanto usando da aeronave como instrumento médico como policial.
Julio Cesar Cândido – REC Ao Vivo e Governo de Recife.