Paraná – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), autorizou o Helicóptero do Samu Maringá faça pousos em locais restritos como rodovias. O Samu tinha autorização somente para o transporte de pacientes de hospital para hospital.
A aeronave é usada para transportes de pacientes que estão em hospitais e precisam da remoção para outros hospitais com mais recursos e para o transporte de vítimas graves de acidentes, onde há a necessidade de um transporte rápido e seguro para um hospital.
No período de 29 a 31/12, médicos e enfermeiros do Samu passaram por novos treinamentos no pátio do 4º Batalhão da Polícia Militar e no antigo aeroporto de Maringá.
O instrutor do treinamento, o médico Mauricio Lemos, do Samu, disse que a aeronave com esta autorização vai colaborar para que o paciente em caso de acidente grave seja levado para o hospital em um curto espaço de tempo com segurança e para que sua vida seja salva.
Os médicos e enfermeiras da aeronave possuem as qualificações para a atividade aeromédica e o treinamento servirá para ajudar o piloto nos pousos e decolagens em áreas restritas e estarem preparados para embarque e desembarque do helicóptero a baixa altura.
O helicóptero está operando em Maringá e região desde o dia 26 de novembro, e até agora 25 vítimas foram transportadas na aeronave. Além do piloto, o helicóptero tem capacidade para um médico, um enfermeiro e o paciente. O helicóptero atua num raio de 250 km.
A aeronave pode atuar das 7 horas da manhã até às 19 horas. Mauricio Lemos disse ainda que o objetivo maior é atender a população e salvar a vida do próximo. O piloto do helicóptero, Rafael Chiossi, o médico Mauricio Lemos e a enfermeira Mariana Belincanta participaram do treinamento com toda equipe.
Fonte: CBN, Diário de São Jorge e André Almenara.