Santa Catarina – O inverno terminou e com ele chegou ao fim a Operação Estação Inverno. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou da iniciativa com a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e parceria com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM).
A Central de Regulação de Urgência do SAMU de Lages registrou 6.204 ocorrências, entre os dias de 20 de junho e 22 de setembro. Destas, as maiores incidências foram casos clínicos adultos com 4.204, seguido de doenças cardiovasculares 1.164 e problemas neurológicos 857.
Para reforçar o atendimento na região, foi implantado o serviço aeromédico com a contratação de médicos e enfermeiros, bem como a parceria com o BAPM, que dispõe do helicóptero Águia 04 preparado para oferecer suporte avançado à vida (UTI aérea). No período proporcionaram atendimento para 67 pacientes graves. A Saúde Estadual também investiu na aquisição de novos equipamentos para a operacionalização do serviço durante o inverno.
“A união dos serviços reduz o tempo de resposta a situações críticas, salvando mais vidas e proporcionando atendimento médico rápido e eficiente aos pacientes”, destacou Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.