Santa Catarina – Na manhã desta quinta-feira (17), a equipe do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico (Sara) esteve no Hospital São José de Maravilha, com o intuito de identificar um local adequado para pouso do helicóptero. Conforme a diretora do hospital, Neiva Schaefer, dois locais adequados foram identificados no pátio do hospital.
Durante a estadia da equipe do Sara em Maravilha, foi realizada uma conversa com a direção do Hospital São José, prefeita de Maravilha, Rosimar Maldaner, vice-prefeito Sandro Donati e com o engenheiro Jorge Dummer. O objetivo foi viabilizar a pavimentação do heliponto, para pouso do helicóptero.
Na ocasião e por acaso, foi realizado o primeiro transporte de paciente. A primeira paciente transportada foi Semilda Teresinha Pimel, de 56 anos, moradora de Santa Terezinha do Progresso. Semilda estava internada na UTI do Hospital São José de Maravilha desde o dia 8 de dezembro, com problemas cardíacos e devido a necessidade de um hospital referência cardíaco foi transferida para Xanxerê.
O Sara tem como objetivo agilizar o resgate e transporte de vítimas gravemente feridas em acidentes e também o transporte de pacientes que precisam de deslocamento rápido e seguro entre hospitais da região. No mês de outubro, profissionais do Samu e do SaerFron participaram de treinamento com a equipe do Samu de Florianópolis, especializados em salvamento e resgate aeromédico.