Santa Catarina – O vereador Carlos Grassi (PP) apresentou, durante sessão ordinária de terça-feira (24) da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, uma moção de aplauso parabenizando o Serviço Aeropolicial de Fronteira – Saerfron da Polícia Civil de Santa Catarina “pelos excelentes serviços de resgate, auxílio aeromédico e missões desempenhados em nossa região”.
A moção foi aprovada por unanimidade e entregue ao delegado, piloto e coordenador do SAer, Ricardo Newton Casagrande; ao coordenador adjunto do SAer, delegado Albert Silveira; ao diretor de Polícia de Fronteira, delegado Carlos Morbini; e ao delegado responsável pela regional de Chapecó, Wagner Valdivino Meirelles. Uma cópia será entregue ao delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Artur Nitz.
O Saerfron foi criado em 2004 e possui sede em Chapecó. A unidade é responsável por atender 84 municípios de fronteira, e atua em missões policiais, de resgate, aeromédico, auxílio em buscas de foragidos, roubos, sequestros, levantamento fotográfico, entre outros.
Além disso, o órgão presta apoio às forças de segurança pública e dos poderes Executivo e Judiciário. “Desde sua criação, o Saerfron já realizou 1.600 missões, atendendo a toda a região do Extremo-Oeste”, ressalta Grassi.
O vereador lembra que desde 2015 o Saerfron firmou convênio com a Prefeitura de Chapecó, do qual resultou na criação do Sara – Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico, passando a desempenhar o serviço aeromédico. Atualmente a estrutura do órgão é composta por seis pilotos, 10 tripulantes operacionais, seis médicos e quatro enfermeiros. O Saefron dispõe de uma aeronave equipada para voos policiais, de resgate e aeromédico.