Santa Catarina – O Serviço Aeropolicial (SAER) e o Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (SARASUL) têm a missão de viabilizar atendimento pré-hospitalar em situações de maior gravidade, de casos clínicos a trauma. Na semana, as equipes do SAER/SARASUL foram acionadas para diversos atendimentos aeromédicos, na maioria dos casos, de pacientes com diagnóstico inicial de infarto agudo do miocárdico.
Na tarde de sexta-feira (21), um homem de 67 anos, com quadro insuficiência cardíaca grave, precisa de remoção imediata, pois havia recebido a notícia que faria cirurgia de transplante cardíaco no Hospital Santa Izabel de Blumenau.
Devido às condições meteorológicas foi solicitado apoio ao avião do Batalhão de Aviação da Policia Militar (BAPM), que se deslocou até o aeroporto de Jaguaruna, onde o helicóptero do SAER aguardava com o paciente. Embarcado no aviação da PM, seguiram para Blumenau. O homem chegou sem intercorrências no destino para iniciar o processo de transplante cardíaco.
No domingo (16), um homem de 57 anos, com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio (IAM), foi levado de Armazém para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão. No sábado (15), uma mulher de 61 anos, também com diagnóstico de IAM, foi transportada pela aeronave de Jaguaruna para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, referência da região em cardiologia, onde foi realizado o cateterismo.
Equipamento doado
Para ajudar nas operações aeromédicas, a Polícia Civil recebeu na quinta-feira (13), a doação de uma maca tipo concha (scoop). O ato de doação aconteceu no hangar da Polícia Civil, em Criciúma, e contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, SAER, SARASUL e das empresas colaboradoras.
A maca concha é ergonomicamente projetada e permite fácil acesso a espaços baixos, difíceis e facilita o movimento em áreas confinadas. Além disso, pode ser dividida em duas partes, possui ainda dobradiças com travas de segurança dupla que permite desacoplamento rápido de uma ou ambas as extremidades.
O equipamento foi adquirido da empresa JPH Remoções e Empreendimentos Médicos LTDA, da cidade de Barra Mansa (RJ), pelo valor de R$ 3.500,00. O recurso foi doado pelas empresas Agapé Cosméticos, Gráfica Soller, Transportadora Transal e Alianda Comércio de Pisos e Azulejos.