Santa Catarina – Nos dias 27 e 28/09 uma nova fase da “Operação Acolhida” aconteceu no Oeste Catarinense. A interiorização é mais um esforço da operação para encaminhar às demais unidades da Federação, os imigrantes venezuelanos que entram no país pela fronteira com o Estado de Roraima.
A estratégia de interiorização é apoiada por diversos órgãos, como os Ministérios da Cidadania, da Defesa e da Saúde, a Casa Civil da Presidência da República, os Estados da Federação, Prefeituras e Organizações não Governamentais, que identificam locais de acolhida ao redor do País e realizam melhorias estruturais nos abrigos, além de prestar orientações sobre as cidades de acolhida.
O 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC Mec), de São Miguel do Oeste-SC, recebeu a incumbência de apoiar os imigrantes, e contou com o apoio da Polícia Civil, por meio do Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAER Fron), em Chapecó, para recebimento e cadastro dos imigrantes.
O trabalho foi realizado no hangar do SAER. 94 imigrantes foram acolhidos e encaminhados a municípios da região, já com oportunidade de emprego para reestruturação da vida.