A Russian Helicopters embarcou no que parece ser um grande replanejamento das suas aeronaves bimotores leves de asa rotativa Kazan Ansat com o intuito de aumentar o seu apelo de mercado.
A fabricante adquiriu certificação da agência reguladora de aviação da Rússia (MAK) por adicionar um sistema de aumento de estabilidade à variante civil do Ansat equipada com um controle hidromecânico e está propondo agora outras diversas melhorias sob a iniciativa de “modernização”.
As outras mudanças possíveis incluem um aumento no peso máximo de decolagem de suas atuais 3.6 toneladas, tanques de combustível com capacidade de 750kg (1,650lb), com uma reserva adicional de 200kg para aumentar o alcance dos atuais 280nm (515km), mudanças nas portas do piloto e dos passageiros e melhoras na cabine do passageiro, tais como atenuação de ruído, ventilação reforçada e adição de um banheiro para o interior VIP proposto.
Inicialmente desenvolvida com um sistema de controle por cabo elétrico (FBW – Fly-by-wire), a variante civil do Ansat teve esse sistema de controle suspenso em favor de um sistema hidromecânico regular, devido às incertezas sobre as regulamentações cobrindo a certificação civil das aeronaves de asa rotativa equipadas com FBW.
As entregas dos Ansat equipados com o motor PW207K da Pratt & Whitney, com o sistema de aumento de estabilidade como norma, estão previstas para começar no ano que vem, disse a Russian Helicopters.
Enquanto isso, a fabricante parece estar se aproximando dos estágios finais de certificação do seu helicóptero de transporte pesado, Mil Mi-38, em fase de desenvolvimento desde o início de 2000.
A empresa diz que está almejando finalizar o processo de aprovação com a MAK até o fim do ano, apesar de prever vendas globais para o tipo com 15.6 toneladas.
“Até o fim de 2015, finalizaremos todo o trabalho relativo à certificação do novo Mi-38,” disse Alexander Mikheyev, diretor geral da Russian Helicopters.
O quarto protótipo para os testes de voo do Mi-38, que alcançou os céus no fim de 2014, está congruente em grande medida com o modelo final de produção e vem equipado com os motores Klimov TV7-117V, ao invés dos motores PW127 P&WC usados nos primeiros protótipos.
Os motores de 2,800shp (2,090kW) construídos pela Russian Helicopters receberam certificação de tipo no primeiro semestre de 2015, disse a empresa.
Os usos prováveis do Mi-38 incluem operações offshore, transporte aéreo de pacientes e missões de utilidade, assim como o transporte executivo, que teve um exemplo de operação VIP exibido no recente show aéreo MAKS em Moscou, na Rússia.
Fonte: Flightglobal/ Reportagem: Dominic Perry