Para atender casos de urgência e emergência na área da saúde, o Estado do Rio Grande do Sul deverá comprar até o fim deste ano dois helicópteros. As aeronaves serão operadas pela Brigada Militar (BM) e deverão agilizar o socorro realizado atualmente em ambulâncias pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Conforme o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, as aeronaves seriam utilizadas em casos como o do bebê que precisou ser transferido no domingo de Santana no Livramento, na Fronteira Oeste, para Alvorada, na Região Metropolitana. Com recursos disponíveis no orçamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a compra foi autorizada pelo governador. Além de serem usados para o resgate, os dois novos helicópteros serão utilizados em grandes eventos.
Simoni diz que o edital para a licitação está sendo feito e que ainda não há prazo para o lançamento da concorrência. Sem nenhuma aeronave disponível exclusivamente para transporte de pacientes, a SES utiliza hoje a estrutura cedida pela BM.
Fonte: Zero Hora