O número de pedidos de regularização de obras feitos à Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB) em Piracicaba dobrou no último trimestre de 2010, passando de uma média de 45 para 90 solicitações mensais.
Segundo a assessoria de imprensa do órgão, o aumento é reflexo da Operação Eldorado, que mapeou os condomínios de luxo da região no mês de setembro do ano passado.
Ainda segundo a assessoria, a delegacia registrou um aumento de arrecadação na ordem de 23,43% no fim do ano.
“Terminado o ano de 2010, o primeiro aspecto que chamou a atenção foi o valor do recolhimento de tributos de forma espontânea, por meio da autorregularização”, disse Fernando Augusto Carvalho de Souza, auditor da RFB e responsável pelo setor de Comunicação Social da delegacia piracicabana.
De acordo com Souza, a regularização por pagamento espontâneo em Americana, por exemplo, proporcionou aumento de 41,82% na arrecadação. “Em Americana, a arrecadação passou dos R$ 3,8 milhões e em Piracicaba, o valor ultrapassou R$ 4,5 milhões.”
O auditor afirmou que o recolhimento do tributo é a finalização de um processo que teve início com a procura das unidades da Receita pelos contribuintes.
Realizada em setembro, a Operação Eldorado mapeou os condomínios de luxo da região em busca de informações sobre irregularidades no recolhimento de contribuições previdenciárias incidentes sobre obras de construção civil e variações patrimoniais a descoberto.
Fonte: Jornal de Piracicaba / Reportagem: Rodrigo Guidi