Rio de Janeiro – No sábado (15), as equipes dos helicópteros Bombeiro 04 e Bombeiro 05 do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio foram acionadas para dois atendimentos. O primeiro foi um resgate aeromédico de um homem, vítima de atropelamento na Barra da Tijuca. A equipe aeromédica do Bombeiro 04 prestou socorro à vítima politraumatizada e fez o seu transporte até o Hospital Miguel Couto.
Na tarde de sábado ocorreu difícil salvamento realizado na Pedra da Gávea pela equipe do Bombeiro 05. Tanto o resgate aeromédico em via pública como o salvamento em áreas montanhosas são operações que demandam muita habilidade e concentração das tripulações.
Resgate na Pedra da Gávea
O Bombeiro 05 foi utilizado para resgatar um alpinista após um acidente na Pedra da Gávea, na tradicional travessia dos Olhos, localizada no Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro.
Durante a travessia, o homem teve uma queda e luxou o joelho. Como não conseguia mais se locomover na pedra precisou ser resgatado pelos bombeiros militares do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (1º GSFMA), porém a retirada do alpinista do local não seria possível por meio de escalada, assim foi solicitado o apoio aéreo do helicóptero do bombeiro.
Através da técnica do Mcguire o operador aerotático do Corpo de Bombeiros acessou a vítima na pedra e depois de realizado os procedimentos para o transporte, o alpinista foi retirado e levado a uma área segura, de onde foi transportado de ambulância ao Hospital Municipal Miguel Couto.
A aproximação do helicóptero na pedra exigiu muita perícia da tripulação, pois além dos ventos comuns em áreas montanhosas, existiam também outras preocupações, como conexão segura do bombeiro à vítima e a proximidade do rotor principal da aeronave com a pedra. O vídeo abaixo mostram alguns momentos do salvamento.