Rio Grande do Norte – No dia 26 de novembro, o Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte foram acionados para resgatar dois funcionários de usina eólica que estavam realizando manutenção no topo da torre, quando o equipamento começou a pegar fogo, deixando os funcionários impedidos de escapar do alto.
O caso aconteceu em um dos aerogeradores do Parque Eólico Mel, em Areia Branca, na região Oeste Potiguar. Segundo a empresa proprietária do parque, a Neoenergia, o princípio de incêndio foi controlado pela brigada de emergência da empresa.
Segundo a equipe do CIOPAER, a operação de resgate foi realizada a mais de 60 metros de altura em um cenário complexo, pois envolvia urgência devido ao incêndio em uma das partes da torre e o limite de visibilidade com o pôr do sol, além também, dos riscos inerente ao voo como intensidade do vento próximo a torre e utilização do resgate com carga externa na técnica McGuire.
Segundo o CIOPAER, a equipe foi acionada por volta das 15h45 e estava pronta para a operação em cerca de cinco minutos. “Prontamente a gente reuniu a equipe, informou ao diretor, debateu as condições, porque é uma operação que não é simples de realizar, e, no limite do tempo, a gente conseguiu decolar e dar o suporte ao Corpo de Bombeiros e ao SAMU que estavam no local”, afirmou o sargento Eridson do CIOPAER.