São Paulo – A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebeu na última sexta-feira (29/04), a visita do Coordenador Médico do Departamento Aeromédico da Helisul, Felipe Trevisan Matos Novak e do Coordenador de Enfermagem do Departamento Aeromédico da Helisul Marcio Metze Weinhardt, do Paraná.
“Temos a intenção de implantar o serviço de hemotransfusão no serviço pré-hospitalar de asa rotativa, especificamente, nos helicópteros aeromédicos do Estado do Paraná. O SAMU de Bragança é o primeiro e único serviço a possuir autorização e realizar transfusão de hemoderivados no atendimento pré-hospitalar no Brasil”, disse o Coordenador Médico do Departamento Aeromédico da Helisul, Felipe Trevisan Matos Novak.
A apresentação do serviço foi feita pelo Coordenador Médico do SAMU Bragança, Lucas Certain. Na oportunidade, foi realizada visita ao Hemonúcleo Regional do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, em que foram esclarecidas as dúvidas, além de trocarem experiências com os profissionais presentes.
O Coordenador do SAMU 192 Regional do SAMU, Israel da Silva informou que o serviço é pioneiro na América Latina, por ser o primeiro SAMU a carregar bolsas contendo sangue que pode ser transfundido imediatamente e assim salvar vidas.
Leia também: