O NTSB (National Transportation Safety Board) americano publicou recentemente o relatório final do acidente ocorrido com um helicóptero AS350B2 aeromédico americano, ocorrido em 26 de agosto de 2011 e que teve como vítimas fatais todos os três integrantes da tripulação.
Em resumo, a aeronave veio a colidir com o solo a cerca de 1 milha do aeroporto de destino, por volta das 18h40m local. Após a investigação, constatou-se que a causa principal da queda foi apagamento em voo do motor por falta de combustível.
Após a investigação, o NTSB elencou entre os fatores contribuintes a fadiga e a distração do piloto com celular, tendo o mesmo enviado e recebido três mensagens respectivamente no seu último voo.
Os problemas de segurança de voo relatados na investigação do NTSB são:
1. Distração pelo uso do celular não relacionado com a operação durante o voo e nas operações em solo.
2. Omissão do centro de despacho da empresa na tomada de decisões da operação.
3. Inadequada orientação de procedimento de entrada em autorotação.
4. Necessidade de treinamento de emergência em simulador de voo para operações aeromédicas.
5. Ausência de gravador de dados do voo.
Por final, entre as recomendações de segurança emitidas pelo NTSB está entre elas a proibição de uso de equipamentos eletrônicos pessoais em atividade não relacionadas ao voo nas fases críticas de preparação do voo, operações críticas em solo e na cabine da aeronave quando em operação.
Como se diz na linguagem atual da internet: #FICA_A_ DICA
Leia aqui o Relatório Final do acidente (em inglês)