Reino Unido – O Ministério da Defesa do Reino Unido divulgou na segunda-feira (11), em suas redes sociais, um vídeo em que mostra um drone capaz de transportar carga pesada. O drone, doado para a Ucrânia, consegue transportar um soldado ferido em uma maca rígida, além de suprimentos e armamento para a linha de frente.
Esse equipamento possui carga útil de até 180 kg e um alcance de cerca de 70 km. Fabricado pela empresa Malloy Aeronautics, em parceria com a Hydra, o drone estará em exibição na DSEI 2023 (Defence Security Equipment International), uma das maiores feiras de defesa e segurança do mundo, que acontece entre os dias 12 e 15 de setembro de 2023, no espaço de eventos ExCeL London (Londres).
Com mais de 1.500 expositores, o DSEI 2023 reúne governos, forças armadas e representantes da indústria de todo o mundo. Mais de 40 mil pessoas devem comparecer nesta semana. O Reino Unido é o segundo maior exportador de defesa do mundo, vendendo equipamentos no valor de £ 14 bilhões no ano passado e apoiando mais de 260.000 empregos britânicos.
Durante o pronunciamento de abertura da feira, o chefe do Estado-Maior (CGS), general Sir Patrick Sanders, disse que o Exército Britânico está realizando o maior e mais ambicioso programa de modernização de seu tempo. “Estamos respondendo ao ambiente operacional que vemos na Ucrânia. Por exemplo, fico impressionado com o fato de que, na campanha de drones em evolução na Ucrânia, 40% das perdas são atribuídas a erros do piloto.”
O general disse que, até o final deste ano, o Exército formará um novo Grupo de Drones (UAS) dentro de um Comando Conjunto de Aviação, que fornecerá um ponto focal para a indústria no desenvolvimento da próxima geração de plataformas UAS.
Assista para saber como esses drones de última geração podem fornecer suporte em operações críticas: