Mato Grosso – Oitenta e uma pessoas foram presas durante os primeiros sete dias da operação integrada “Fronteira”, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), na região oeste de Mato Grosso.
O balanço parcial da ação ostensiva e preventiva foi apresentado à imprensa pelo secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, na manhã desta sexta-feira (15.09), no munícipio de Cáceres (250 KM a Oeste de Cuiabá).
A operação teve início na última sexta-feira (08.09) e continua em 22 municípios da região, com foco no combate aos crimes, em especial, de roubos e furtos. Para o enfrentamento a criminalidade foi traçado um planejamento estratégico que inclui ações de bloqueio, blitzes, cumprimento de mandados e fiscalizações em estabelecimentos comerciais.
Os trabalhos integrados, de 8 a 14 de setembro, resultaram na prisão de 81 pessoas, sendo 46 em flagrante. Ainda no mesmo período foram apreendidos 91 quilos de drogas, 51 veículos e 14 armas de fogo. Os profissionais recuperaram ainda 12 veículos. Um deles foi uma caminhonete roubada no município de São José dos Quatro Marcos e localizada na última terça-feira (12.09), durante rondas na avenida General Osório, em Cáceres.
O subchefe de Estado Maior geral da Polícia Militar, coronel PM Jonildo José de Assis, destacou a integração entres as instituições de Segurança na ação. “Na região de fronteira há uma integração muito forte entre as forças de Segurança Pública, tanto na parte de inteligência como na parte operacional e isso é um dos fatores que fazem a diferença”, disse.
Também foram realizadas sete fiscalizações em estabelecimentos comerciais pelos bombeiros militares e o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensões e 16 de mandados de prisões, internação cautelar e prisão temporária.
“Estamos cumprindo as prisões das pessoas que estavam cometendo roubos em Cáceres, bem como em outros municípios da região. Além disso, também estamos trabalhando com mandados de busca e investigação dentro da operação focando em alguns autores de roubos e furtos aqui na cidade”, disse a delegada regional da Polícia Judiciária Civil, Cinthia Cupido.
Estão participação dos trabalhos profissionais da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Detran, além das unidades especializadas Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo de Operações Especiais (GOE), Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam), Grupo Armado de Resposta Rápida (Garra) e outras instituições parceiras.
O secretário de Segurança Pública, Rogers Jarbas, disse que a operação mostra a integração e interação do sistema de Segurança Pública para levar sensação de segurança aos moradores da fronteira, prendendo criminosos e retirando armas de circulação. “Isso trouxe uma maior sensação de segurança para esta região. Muitos moradores estão sentindo a presença do sistema através dos nossos profissionais”, disse.
Luzia Araújo | Sesp-MT