Rondônia – O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, através do Grupo de Operações Aéreas (GOA), realizou no dia 18 de maio de 2023 o transporte de um bebê recém-nascido com cardiopatia congênita para o Hospital do Coração (HCOR), em São Paulo.
O bebê estava internado no Hospital Infantil Cosme Damião, em Porto Velho, e foi transportado pelo avião Resgate 03 para ser submetido a cirurgia cardíaca em São Paulo e prosseguir com tratamento fora do domicílio.
De acordo com a piloto tenente BM Rosineide Macedo, no período de janeiro a maio de 2023, o GOA realizou 39 atendimentos aeromédicos. “Por estrada, em ambulância, o tempo gasto é muito demorado. Com o avião de resgate do Corpo de Bombeiros, o transporte do bebê foi realizado em pouco tempo e o paciente chegou bem ao seu destino”, afirmou.
O Governo de Rondônia tem destinado recursos humanos e financeiros para que o Corpo de Bombeiro continue crescendo. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância desses investimentos. “O avião na configuração aeromédica tem o potencial de transportar até dois pacientes, o que traz mais celeridade, com metade do custo que gastaria; gerando economia ao Estado”, ressaltou.