Rio de Janeiro – Uma força-tarefa foi montada no sábado (24) para socorrer um recém-nascido de 2 dias, que nasceu com problema cardíaco grave e precisava ser transferido com urgência de Petrópolis, na Região Serrana, para o Instituto Nacional de Cardiologia, em Laranjeiros (INC), no Rio de Janeiro.
O menino nasceu na quinta-feira (22), no Hospital Alcides Carneiro, com transposição de grandes vasos de base e, segundo o Corpo de Bombeiros, poderia não resistir ao transporte feito por meio de uma ambulância convencional.
Assim, equipe aeromédica do helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros foi acionada. O pouso aconteceu no campo do Corrêas Futebol Clube, que fica próximo ao hospital. Uma ambulância do 15º GBM Petrópolis fez o translado até o ponto de pouso. Ele foi levado pelo helicóptero dentro de uma incubadora para o INC, onde chegou por volta das 15h de sábado (24).
Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Gil Kempers, cerca de dez militares participaram da ação presencialmente, mas outros profissionais estavam envolvidos na operação. “Essas pessoas geralmente não aparecem. A gente vê a ambulância passando nas ruas, mas esse pessoal tem um papel muito importante com a logística de conseguir vagas, aeronaves, tem muita gente por trás de tudo isso”, explicou Kempers.
De acordo com Kempers, na sexta, as condições climáticas não estavam favoráveis para o voo, mas neste sábado (24), assim que o tempo melhorou, o voo foi autorizado. “Tenho muito orgulho de todos os militares que dedicam suas vidas em prol do próximo, mesmo um pequeno desconhecido. Sabemos o valor de uma vida humana”, completou Kempers.