WILLIAN DE BARROS MOYSÉS
Capitão PMESP
Nos últimos anos, o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GRPAe) apresentou um aumento substancial em suas operações, número de aeronaves e Bases destacadas, com uma grande tendência de operar com 02 (duas) aeronaves em cada Base, tendo em vista o atendimento aeromédico.
Diante desse cenário, este trabalho procurou apresentar, por meio de pesquisa em campo e nas empresas de manutenção, um modelo adequado de um programa de manutenção, voltado às aeronaves de segurança pública, com o objetivo principal de, durante o período diurno, aumentar a disponibilidade da frota de helicópteros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, e, por conseguinte, a oferta de serviços à população paulista.
Para tanto, foram analisados os principais conceitos na área de manutenção aeronáutica, destacando as características de uma oficina de manutenção, bem como o erro humano, a fadiga e o perigo que representam a falha humana no ambiente de manutenção de aeronaves.
Foram citados alguns requisitos legais para se homologar uma oficina de manutenção, assim como foram exploradas as principais práticas e rotinas de uma oficina desse tipo, no intuito de melhorar e organizar as atividades, por meio de uma proposta de organograma, balizada na qualidade dos serviços prestados, garantindo a segurança de voo.
Para a comprovação científica da proposta inicial, foram realizados os itens mais demorados do roteiro de inspeção, dentro de um período aceitável, culminando, assim, na apresentação de uma proposta para se executar a inspeção de 100 (cem) horas, progressivamente, no período noturno, dividindo o roteiro expedido pelo fabricante em, no mínimo, 04 (quatro) noites, dependendo dos itens suplementares a serem executados.
Palavras-chave: Polícia Militar. Grupamento de Radiopatrulha Aérea João Negrão. Programa de manutenção de aeronaves. Programa de manutenção da aviação.
Autor: WILLIAN DE BARROS MOYSÉS, é Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo. É piloto de helicóptero e asa fixa do GRPAe da PMESP.