Mato Grosso – Primeiro piloto de helicóptero da Polícia Militar de Mato Grosso, o coronel da reserva Mariano Mattos Nascimento guarda em um lugar especial da memória os quase dez anos de atuação em grandes operações policiais e em resgates por todo o Estado.
Pioneiro do hoje extinto Grupo Aéreo da Polícia Militar (Graer), ele se diz orgulhoso de ter participado da trajetória que levou à criação do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). É maravilhoso ver como o grupo cresceu”, disse.
Mattos e outros 99 profissionais que trabalharam e que ainda estão atuando no Ciopaer foram homenageados em uma sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (14.07).
Também homenageado, o coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Henrique Correia da Silva Santos, relembrou momentos marcantes, como a atuação do grupamento em uma tentativa de fuga do Penitenciária Central do Estado, logo em seu primeiro ano na unidade.
“O helicóptero conseguiu chegar a tempo e impedir a fuga dos presos. Recebemos muitos agradecimentos dos policiais que estavam no solo”, disse o tenente-coronel.
Efetivo e atuação
O efetivo do Ciopaer é composto por 85 profissionais, entre policiais militares, civis e bombeiros. O efetivo se divide nas funções administrativas e aéreas (pilotos, copilotos e tripulantes). Atualmente a unidade opera com três helicópteros e quatro aviões.
Suas atividades foram regulamentadas pelo Governo do Estado por meio do decreto nº 8.304, de 17 de novembro de 2006. O objetivo era centralizar, em um único órgão, o controle, a operação e a manutenção das aeronaves de asas fixas e rotativas de atividade policial.
Entre as atribuições do Ciopaer, está o policiamento ostensivo. De janeiro até 07 de julho, o trabalho da unidade possibilitou a recuperação de 51 veículos roubados em Cuiabá e Várzea Grande.
Salvamento e resgate, patrulhamento preventivo em grandes eventos e o transporte de tropas são outras atividades realizadas pelo grupamento no estado.
Luzia Araújo | Sesp-MT