Sergipe – Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Sergipe) participaram no dia 18 de abril da formatura do Estágio de Adaptação para a Tripulação de Saúde. Dos 42 profissionais de saúde que se inscreveram no curso, 15 médicos e 14 enfermeiros foram considerados aptos para atuar no serviço de resgate aeromédico.
Para o secretário da Saúde, Walter Pinheiro foi muito importante ter atuado como colaborador dessa formação. “É satisfatório presenciar a qualificação dos profissionais de saúde que agora podem contribuir no atendimento e resgate dos pacientes que se encontram em situações difíceis. É mais um avanço da saúde”, destacou o secretário.
Foram quatro dias de curso com carga horária de 38h, onde os enfermeiros e médicos passaram por Teste de Aptidão Física, capacitação teórica e prática. A partir de 1º de maio, médicos e enfermeiros comporão a equipe do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe. “A parceria entre a Secretaria da Saúde e a Segurança Pública é fundamental para que tenhamos uma ampliação do atendimento nos serviços do SAMU”, explicou o superintendente do SAMU 192 Sergipe, Denisson Pereira.
Termo de Cooperação
A iniciativa da capacitação dos profissionais teve início no dia 16 de fevereiro após a assinatura do Termo de Cooperação entre as Secretarias da Saúde e da Segurança Pública. O termo tem o intuito de integrar as instituições para a realização de atendimentos de urgência e emergência médicas, por meio do transporte aeromédico, que é feito pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA). A medida ainda prevê a solicitação da aeronave para resgates aeromédicos.