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EUA – A OSF Life Flight é um serviço de transporte aeromédico que opera 24 horas, 7 dias por semana, no estado de Illinois desde junho de 1984. No dia 18 de outubro comemoraram 40 anos de serviço. A OSF HealthCare é responsável pelo serviço. Trata-se de uma organização católica de assistência médica sem fins lucrativos, de propriedade e operada pelas Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco (OSF)

O OSF Life Flight liderou o serviço de ambulância aérea no Centro-Oeste e continua a ser um dos principais programas de voo nos EUA. Durante um mês, recebem cerca de 200 a 300 solicitações de transferências de pacientes por via aérea e já atenderam mais de 65.000 pacientes desde o ínicio do serviço, em 1984. Os 05 helicópteros Airbus H145 ficam baseados em Bloomington, Galesburg, Peru e Rock Falls (Illinois).

Equipe OSF Life Flight com as Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco.
Equipe OSF Life Flight com as Irmãs da Ordem Terceira de São Francisco.

“Este marco de 40 anos é uma prova da dedicação de nossa equipe e da confiança que construímos com as comunidades que atendemos”, disse Kathleen Devine, vice-presidente da OSF Aviation. “O Airbus H145 representa nossa missão contínua de oferecer atendimento de primeira linha aos pacientes em Illinois.”

História do serviço – pioneirismo no transporte neonatal

O primeiro transporte aeromédico neonatal realizado em helicóptero aconteceu no centro de Illinois, em 10 de janeiro de 1967, quando realizaram a remoção de um bebê nascido prematuramente de Zion para o Hospital St. Francis, em Peoria (Illinois), a uma distância de 320 quilômetros.

A criança foi transportada em uma incubadora, conhecida como Accli-Bator, conectada a uma pequeno cilindro de oxigênio, no helicóptero Hughes 300, usado para cobrir notícias do Journal Star de Peoria. Quando o bebê era transportado em ambulância terrestre, a pequena incubadora era aquecida com a energia do isqueiro da ambulância e presa a uma prancha.

Acredita-se que este foi o primeiro transporte desse tipo documentado (saiba mais) no país e foi histórico para a comunidade. A irmã/enfermeira da Ordem Terceira de São Francisco que acompanhou o bebê, Shannon Perry, deixou a irmandade logo após aquele primeiro voo e lecionou enfermagem. Agora está aposentada.

O helicóptero do Journal Star continuou a ajudar na transferência de bebês prematuros até o início dos anos 1970. À medida que a demanda aumentava, um helicóptero do Departamento de Transportes de Illinois assumiu o serviço na década de 1970 com um Bell 206 Jet Ranger e depois com um Bell 206 Long Ranger.

Em junho de 1984, o OSF Life Flight foi formalizado no serviço com o helicóptero Bell 206 Long Ranger fornecido pelo Departamento de Transportes de Illinois. A equipe de saúde composta por três enfermeiras registradas, cada uma trabalhando em um turno de 24 horas por vez, tornaram-se as primeiras enfermeiras de transporte dedicadas ao OSF HealthCare Saint Francis Medical Center.

Como o helicóptero pertencia ao estado de Illinois, ele não era dedicado às missões aeromédicas e nem sempre estava disponível quando os pedidos de transferência eram recebidos. Assim, em outubro de 1986, a OSF Saint Francis alugou seu primeiro helicóptero dedicado, outro Bell 206 Long Ranger, e no decorrer dos anos foi atualizando a frota com outro modelos, até que em 2012, adquiriram quatro helicópteros Eurocopter EC 145 e passaram a operar conforme certificação Part 135 da FAA. Hoje possuem cinco H145 na frota.

Incubadora de transporte conhecida como Accli-Bator. Arquivos HSC / Museu 2015_71_01
Incubadora de transporte conhecida como Accli-Bator. Arquivos HSC / Museu. História da Terapia Intensiva no HSC.

Formação e capacitação atuais

A tripulação de saúde é composta por duas enfermeiras de voo ou uma enfermeira de voo e paramédica de voo. A tripulação possui capacitação em transporte aeromédico de pacientes críticos com diversas habilidades exigidas, além de ter no mínimo cinco anos de experiência em cuidados intensivos.

Além das exigências para as equipes de saúde, os pilotos também devem possuir certificações e experiência. Para voarem essas máquinas bimotoras e IFR, precisam ter no mínimo 2.000 horas voo em comando, um certificado de piloto comercial e de voo por instrumento. (Saiba mais)

Uma equipe OSF Life Flight pode ser solicitada por médicos, pessoal hospitalar, serviços médicos de emergência, bombeiros, polícia, agências de gerenciamento de emergência e Centros de Despacho 911.

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