Ceará – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza o 4º Curso de Operador de Suporte Médico (COSM). Desta vez acontece em Fortaleza (CE), onde está sendo implantada uma a base aérea do Departamento de Operações Aéreas (DOA) da PRF.
Iniciado na quarta-feira (04), e com previsão de término para o dia 08/10, o curso está sendo ministrado para 35 profissionais, sendo 29 médicos e enfermeiros do SAMU Ceará, 04 policiais rodoviários federais e dois bombeiros de Pernambuco.
Com a capacitação, os profissionais estarão preparados para tripular as aeronaves da PRF, em operações de resgate aromédico. Os alunos já receberam instruções teóricas de biossegurança, fisiologia de voo, legislação aeronáutica, e agora realizam aulas práticas de embarque e desembarque e resgate aéreo, por meio da técnica denominada Mcguire.
Além dos instrutores da PRF, o Professor Segalla, mais uma vez ministrou a matéria fisiologia de voo. “É sempre muito importante reforçar os conhecimentos sobre fisiologia de voo, ainda mais para profissionais de saúde que transportarão pacientes críticos”, comentou Segalla.
Muitos profissionais de saúde do SAMU, que fazem o curso e trabalham no aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER) do Ceará, também comporão as equipes da PRF, integrando os serviços e aumentando a disponibilidade de acesso ao serviço pela população cearense.