Minas Gerais – O SAMU Regional Sete Lagoas e Curvelo recebeu no dia 3 de abril de 2024, a equipe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Polícia Rodoviária Federal de Minas Gerais para uma reunião na base central de Sete Lagoas. O objetivo do encontro foi viabilizar um novo mapeamento dos 34 munícipios da regional a fim de receberem os serviços do resgate aeromédico da PRF.
O acordo realizado no ano passado possibilita à Polícia Rodoviária Federal tripular seu helicóptero com equipes de enfermeiros e médicos do SAMU. A PRF está identificando helipontos e locais de pouso nas cidades para estabelecer pontos estratégicos para suas operações.
O serviço aeromédico é de extrema importância para atendimento rápido e eficiente em áreas remotas e de difícil acesso, além de ser fundamental em situações que demandam urgência e agilidade, como acidentes graves de trânsito e o transporte de pacientes em estado crítico para unidades hospitalares de referência.
No mesmo dia o serviço foi acionado, com apoio da USA Pompéu e da USA Sete Lagoas, para atendimento em acidente grave no município de Pompéu, com vítima de Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), encaminhada para Sete Lagoas.