A Polícia Rodoviária Federal (PRF) finalizou processo de registro de preços para aquisição do helicóptero Koala a fim de compor a frota da Divisão de Operações Aéreas (DOA). Segundo a PRF foi um grande passo rumo à modernização de seus meios aéreos. Outras seis aeronaves do mesmo modelo fazem parte do pacote de compras do órgão.
A fabricante Russa participou da licitação e apresentou inicialmente o menor preço, porém foi desclassificada por não atender requisitos do edital. Após análise documental e negociação, o modelo adquirido foi o AW 119 Koala da fabricante italiana Leonardo.
O Koala é um helicóptero monoturbina e terá um papel multimissão, com capacidade para oito pessoas. A aeronave pode ser configurado para as funções de transporte de passageiros, resgate, transporte aeromédico e apoio policial pela própria tripulação, sem a necessidade da intervenção de um mecânico.
O equipamento custou R$ 23.833.992,00 (EU$ 5.460.000,00) cada e a ata de registro de preço prevê a aquisição de até mais seis helicópteros deste tipo.
Segundo a PRF, as especificações para a aquisição do AW 119 Koala obedeceram critérios baseados em um levantamento estritamente técnico, realizado por uma comissão de profissionais da área. O estudo buscou o melhor equipamento para atender as necessidades do órgão.
O Koala será equipado com imageador infravermelho (câmera e monitor para identificar pessoas e objetos através da emissão de calor); guincho elétrico para operações de descida e içamento de tripulante nas ações de resgate; gancho para içamento de equipamentos/objetos com até 1.400 quilos; balde para apagar incêndios (captação de água); portas corrediças e ancoragem para rapel nos dois lados da aeronave, sistema de comunicação multifuncional, entre outros equipamentos.
Este modelo de aeronave já equipa as principais polícias em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. E a adoção deste tipo de equipamento por vários órgãos contribuiu na escolha por parte da PRF, já que é um indicativo da qualidade e eficiência do helicóptero.