São Paulo – A Prefeitura de São Bernardo inaugurou, nesta segunda-feira (19/06), o heliponto do Hospital de Clínicas – Estrada dos Alvarengas, 1001, no Alvarenga.
O equipamento do município é o primeiro hospital da região do Grande ABC a possuir o heliponto homologado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O novo espaço vai melhorar na mobilidade de pacientes de urgência e emergência, além do transporte de órgãos para doação.
A solenidade contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do Subcomandante da Policia Militar, Coronel Mauro Ricciarelli, do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto e da superintendente do Complexo Hospitalar de São Bernardo, Agnes Faria, demais autoridades e vereadores. Em seu discurso, o chefe do Executivo destacou que o espaço havia sido inaugurado junto com o complexo hospitalar pela gestão passada, entretanto, jamais teve sua documentação regularizada.
“Desde o início da gestão, focamos para conseguir receber a licença da ANAC. A autorização, só foi publicada no Diário Oficial da União em março. O heliponto, a partir de hoje, vai operar 24 horas por dia e complementar o quadro assistencial da saúde do município. Nós dispomos de 34 UBS, 9 UPAS e 4 Hospitais e ter o equipamento, pronto para uso, significa fornecer a possibilidade de um atendimento mais rápido”, salientou Morando.
Outro ponto detalhado pelo chefe do Executivo foi sobre a localização do Hospital de Clínicas. “Essa região está próxima a três rodovias. Agora, o socorro de pacientes que sofreram acidentes será mais eficaz. O Grupamento Aéreo da Polícia Militar possui 23 helicópteros Águia multimissão, que prestam auxílio na segurança, nos primeiros socorros e até mesmo no transporte de órgãos. Tenho certeza que cada pouso que acontecer nesse local, permitirá mais uma oportunidade de vida aos pacientes, esse é o nosso objetivo”, complementou o prefeito.
Na opinião do coronel Mauro Cezar dos Santos Ricciarelli, subcomandante da PM no Estado, o policiamento aéreo é fundamental. A integração entre a Prefeitura e a corporação pode ser observada. “Por meio dos equipamentos dos Águias, ela (Polícia Militar) consegue salvar vidas, transportar órgãos e, se houver necessidade, transportar feridos em razão de acidentes ou pessoas que tenham caráter de urgência para serem atendidas por este complexo hospitalar”, disse.
O cadastro da ANAC tem validade de 10 anos e o local está apropriado para receber aeronaves de até três toneladas, que realizam transporte de passageiros ou órgãos para transplante. O heliponto está equipado com rampas de proteção, bombeiros, que irão operar 24 horas por dia e toda estrutura necessária para segurança, como mangueiras de água e equipamentos de primeiros socorros.
Diário do Grande ABC e Prefeitura de São Bernardo, por Gabriela Maria.