Os prefeitos do ABC paulista se reuniram, na manhã desta quarta-feira (24), com o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, para reivindicar o deslocamento de um helicóptero Águia da PM para a região e a criação de uma delegacia seccional e a implantação de um IML em Mauá. Os pleitos serão submetidos à análise das Polícias Civil e Militar e da Assessoria Técnica Policial da Secretaria da Segurança Pública.
A reivindicação da criação de uma delegacia seccional em Mauá visa atender também os municípios de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. Sobre a implantação de um Instituto Médico Legal (IML), também em Mauá, o texto do documento entregue ao secretário explica que a cidade já possui instalações próprias para a implantação do IML, mas ressalta que são necessários médicos legistas e peritos.

Hoje, as sete cidades do ABC são atendidas pelos helicópteros Águia que ficam na sede do Grupamento Aéreo da PM, no Campo de Marte, em São Paulo. A Polícia Civil tem três delegacias seccionais – em São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema, que coordenam todos os distritos policiais do ABC.
Em março, o Governo do Estado entregou um helicóptero Águia da PM à região de Presidente Prudente. Ainda este ano, serão entregues helicópteros para as cidades de São José do Rio Preto, Piracicaba e Sorocaba, o que permitirá que todas as nove regiões do interior tenham um helicóptero Águia à disposição para o policiamento local.
O vice-prefeito de Ribeirão Pires, Ednaldo de Menezes, considerou o encontro relevante, e destacou que o secretário estudará as solicitações das cidades. Para o prefeito de São Bernardo do Campo e ex-ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, a reunião foi importante para formalizar os pedidos junto à secretaria.
Antonio Ferreira Pinto destacou a aproximação entre a SSP e as autoridades municipais. “Ficou estabelecido um canal aberto para termos uma proximidade maior com todos os prefeitos”, disse.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública