Portugal – O Conselho de Ministros de Portugal aprovou a compra de cinco aviõe KC-390 fabricados pela Embraer. A decisão foi publicada no site oficial do governo do país europeu nesta quinta-feira (11).
O Conselho de Ministros lusitano também aprovou a contratação dos serviços de sustentação logística das aeronaves e do simulador de voo e a aquisição dos equipamentos de guerra eletrônica.
De acordo com o comunicado publicado no site, “a aquisição das aeronaves KC-390 e de um simulador de voo, e respetiva sustentação logística, com as configurações e especificações técnicas, operacionais e logísticas definidas pela Força Aérea, permitirá reforçar as atuais capacidades de transporte aéreo, de busca e salvamento, evacuações aeromédicas e apoio a cidadãos nacionais, especialmente entre o Continente e os Arquipélagos, incluindo-se, também, as capacidades adicionais de reabastecimento em voo e de combate a incêndios florestais, o que possibilita que Portugal disponha de aeronaves com funções de duplo uso (civil e militar), que respondem a necessidades permanentes do país.”