São Paulo – A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disponibilizou Procedimento Operacional Padrão (POP) sobre transporte de pacientes em aeronaves para que outros serviços possam usá-lo como parâmetro, colaborando com a disseminação do conhecimento. Além disso, a ABRAMEDE – Associação Brasileira de Medicina de Emergência disponibilizou um página com recomendações e diretrizes.
A finalidade dos documentos é orientar as equipes de médicos e enfermeiros quanto às medidas de prevenção e controle de exposição no atendimento a pacientes portadores de Coronavírus – COVID-19 (Suspeitos e Confirmados).
Importante alertar que o POP e as recomendações poderão ser atualizadas na medida em que novos procedimentos sejam inseridos ao processo, como por exemplo, além de outros equipamentos, a necessidade de inclusão de máscara N95 e viseira (Face Shield) quando houver manejo de via aérea em paciente.
Confira o POP e as recomendações:
- Orientações relacionadas ao COVID 19 – (coronavírus) e transporte de pacientes em aeronaves de asa fixa ou rotativa no Estado de São Paulo.
- ABRAMEDE – Recomendações para prevenção e controle de exposição no atendimento a pacientes portadores de COVID-19 para profissionais do atendimento pré-hospitalar e transporte de pacientes.
- ABRAMEDE – Recomendações para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) de pacientes com diagnóstico ou suspeita de COVID-19.
Para saber mais sobre os documentos oficiais e notícias acesse: