Santa Catarina – Saltar ou atirar quando o helicóptero está em movimento é uma das atividades do curso promovido pela equipe do Águia 4 da 5ª Cia. do Batalhão de Aviação da Polícia Militar com sede em Lages.
O efetivo do 6º Batalhão da Polícia Militar de Lages realizaram no dia 29/03 treinamento na 5ª Cia. de Aviação da Polícia Militar com o objetivo aperfeiçoar o trabalho em conjunto com os policiais do Águia 4, durante operações que envolvem trabalho terrestre e aéreo.
Durante todo o dia, os Policiais da ROCAM, Radiopatrulha e PPT, tiveram doutrina de segurança em solo, doutrina de operações policiais helitransportadas, sinalização de terra e fraseologia, funções dos tripulantes técnicos, aeronave e equipamentos operacionais, embarque e desembarque à baixa altura e voo de reconhecimento.
O tenente Jaques, da 5ª Cia de Aviação conta que os policiais militares, entre outras ações, aprenderam a embarcar e desembarcar com o helicóptero sobrevoando em altura baixa. “É importante esse treinamento, porque, às vezes, eles precisam atuar em missão conosco, algumas envolvem até o canil,” explica.
Além desse curso, policiais que trabalham diretamente na equipe do Águia 4 fazem treinamento semestral com o tiro em plataforma aérea e resgate em rios e outros locais com água.
O tiro embarcado faz parte do treinamento, nele, o policial atira nos alvos com o helicóptero em movimento, em uma altitude que varia de 100 a 300 pés.
Policiais do Águia 4 trabalham com resgate, buscas, salvamento, transporte aeromédico com apoio do Samu, transporte de órgãos, fiscalização ambiental, transporte de tropas, combate a incêndio e ocorrências policiais de alto e/ou altíssimo risco.
Fonte: 5ª Cia do BAPM e Correio Lageano, Susana Küster.
Foto:Polícia Militar/Divulgação.