Portugal – A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que utilizou uma aeronave não tripulada equipada com duas câmaras durante a operação policial planejada para a final da Liga dos Campeões, que se realizou em Lisboa.
Num comunicado enviado à agência Lusa, a Direcção Nacional (DN) da PSP informou que a Comissão Nacional de Protecção de Dados autorizou a utilização do meio aéreo, depois de o ministro da Administração Interna ter solicitado um parecer àquela entidade.
“Foi autorizada a utilização de duas câmaras portáteis que serão operadas por polícias devidamente uniformizados e de duas câmaras colocadas em meio aéreo não tripulado da PSP”, referiu-se a nota da Direcção Nacional.
Segundo a polícia, o recurso aos equipamentos de videovigilância (câmaras) teve como finalidade “garantir a protecção de pessoas e bens, a prevenção da prática de crimes, a monitorização das deslocações de veículos e pessoas e a monitorização de adeptos de risco”.
Áreas com videovigilância
As áreas alvo de videovigilância foram as Fan Zone/Meeting Points (Praça do Comércio e zona norte do Parque Eduardo VII) e o complexo desportivo do Estádio da Luz.
Também foram monitorizados os locais de estacionamento dos torcedores do Real Madrid e do Atlético de Madrid – Parque da Torre Bela, Avenida Condes Carnide, Parque da Pontinha, Parque Tecnológico, Av.ª Cidade de Praga, Av.ª Nações Unidas, Av.ª Infante D. Henrique entre a Rotunda da Praça 25 de Abril e Santa Apolónia em ambos os sentidos, e Av.ª da Índia entre o viaduto de Pedrouços e o viaduto de Alcântara.
Em conferência de imprensa realizada na quinta-feira antes do jogo, o intendente Paulo Onofre, responsável operacional, referiu que, caso viesse a ser autorizada a sua utilização, a aeronave não tripulada seria “um bom meio e uma boa ajuda”.
A Direcção Nacional da PSP faz ainda um balanço positivo, até agora, da operação policial realizada durante a final da Liga dos Campeões.
“Até ao momento não houve registo de quaisquer incidente grave, tudo decorrendo com normalidade e conformidade com planeamento operacional elaborado pela PSP, nomeadamente no que relativo à segurança das equipas participantes – Real Madrid CF e Clube Atlético Madrid, e respectivos torcedores”, informou a polícia.
No estádio estavam cerca de 60 mil espectadores. A polícia estima que outros 60 mil adeptos sem bilhete chegaram a Lisboa.
Fonte: Público.