Goiás – A Polícia Militar de Goiás realizou na tarde desta sexta-feira, 20, a entrega de medalhas aos militares do Grupo de Radiopatrulha Aérea (GRAER) e ainda homenageou o sargento Baltazar Esteves de Oliveira que dedicou 30 anos de sua vida ao militarismo e que a partir de hoje, passa para a reserva remunerada.
A solenidade foi iniciada com a composição da mesa diretiva que contou com a participação do Comandante Geral da PMGO, Coronel Divino Alves, do superintendente da Secretaria de Segurança Pública, Coronel Edson Costa Araújo, do subcomandante da PMGO, Coronel Carlos Antônio; do chefe do Estado Maior, Coronel Silvio Vasconcelos, além dos comandantes: da Academia da Polícia Militar (APM), do policiamento da capital, do 2º CRPM; do Comando de Missões Especiais (CME) e do GRAER, Major Durvalino Câmara.
Logo em seguida, foram entregues medalhas de Mérito Policial, Serviço Distinto e Destaque Operacional graus bronze, prata e ouro aos 16 policiais que se destacaram no exercício de suas funções. Posteriormente, integrantes do GRAER homenagearam as autoridades que ocupavam a mesa diretiva e depois as atenções foram voltadas ao sargento Esteves que é um dos três militares do Brasil a ser ‘tricaveira’ (fez o Curso de Operações Especiais três vezes).
Emocionado, ele agradeceu a oportunidade de ter convivido com nobres homens como os da polícia militar. “O que pude conseguir, eu fiz e não me arrependo de nada. Se Deus me desse outra vida, faria tudo novamente”.
O Comandante Geral da PMGO falou a palavra honra é dado a quem é digno dela e você, Esteves, é mais do que merecedor e todos reconhecem isso. Ele afirmou que este ícone da PMGO foi responsável por instruir quase 80% dos policiais que compõe o efetivo das especializadas da Corporação. “Em nome da Polícia Militar, quero te agradecer, Esteves, por tudo o que você fez pela nossa Instituição”, finaliza o Coronel Divino Alves.
Ao final da solenidade, militares fizeram uma fila para cumprimentar o amigo que está indo para a reserva, demonstrando todo o carinho que o sargento Esteves cultivou ao longo de seus vida como policial militar.
Texto: Soldado Mariana Moraes.
Fotos: Cabo Adair.
Edição e imagens: Cabo Caldas.