Minas Gerais – O emprego bem sucedido de drones em atividades comerciais e militares ao redor do mundo levou a Polícia Militar de Minas Gerais estudar o potencial do uso destes equipamentos em suas atividades na expectativa de que o uso da tecnologia pudesse trazer economia de recursos e aumento da efetividade de suas ações.
Após estudo realizado em 2017 e emprego experimental bem sucedido no ano de 2018, a instituição regulou a atividade por meio de instrução interna e agora inicia um movimento de implementação desta inovação em suas unidades do interior e da capital mineira para auxílio às suas atividades operacionais.
Os drones serão usados para captar imagens de indivíduos suspeitos em locais públicos, para proteger os policiais em atividades de risco, para manter a paz e garantir a segurança dos mineiros.
Um dos princípios adotados para que a inclusão deste novo serviço seja realizada com segurança é a capacitação dos pilotos remotos que são treinados por instrutores do Comando de Aviação da PM, unidade que há 30 anos opera aviões e helicópteros.
O curso promovido pelo Comando de Aviação está em sua quarta edição e já capacitou 40 militares. Ele se destina a formar pilotos da PM para a condução segura e efetiva dos drones em missões de segurança pública e defesa civil.
O curso que se encerrou em 15 de janeiro teve duração de 8 dias com aulas de teoria de voo, meteorologia, conhecimentos técnicos, legislação, normas internas, segurança de voo e avaliação do risco operacional, além de aulas práticas de voo e estágio em operações reais.
Os 4 policiais militares formados como instrutores já atuam como pilotos remotos de drone e agora multiplicarão os conhecimentos adquiridos nos próximos cursos que serão realizados na capital e no interior do Estado. Eles atuarão como professores nas aulas práticas e nas presenciais e como tutores no módulo de ensino à distância (EAD) do curso.
Ao longo de 2019, a PM planeja capacitar 100 policiais militares, distribuídos em 8 turmas para pilotar este novo tipo de aeronave. A próxima turma será capacitada em fevereiro na capital mineira.