Japão – A Agência Nacional de Polícia (NPA) planeja implantar grandes helicópteros para as forças policiais das prefeituras em Okinawa e Fukuoka para transportar oficiais a ilhas remotas perto das fronteiras nacionais a fim de ajudar em operações de resgate decorrentes de desastres.
Com o objetivo de comprar esses helicópteros para cada departamento de polícia, com previsão de entrega em 2020, quando acontecem as Olimpíadas de Tóquio, a NPA reservou cerca de 3,33 bilhões de ienes no seu pedido de orçamento para o ano fiscal de 2018, incluindo o financiamento de equipamentos de segurança e desastre.
Segundo a agência, as forças policiais das províncias estão na sua maioria equipadas com helicópteros de pequeno e médio porte. Existem apenas dois helicópteros de grande porte que acomodam 20 a 30 pessoas cada, e ambos pertencem ao Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio.
A ausência de um grande helicóptero policial no oeste do Japão foi vista como uma questão que exige uma resposta urgente para garantir uma melhor capacidade de gerenciamento de crises.
Atualmente, grandes contingentes de policiais são forçados a viajar para áreas de fronteira remotas a bordo dos navios de patrulha da Guarda Costeira do Japão, incluindo operações em torno das Ilhas Senkaku no Mar da China Oriental. As ilhotas são administradas pelo Japão, mas também reivindicadas pela China, onde são chamadas de Diaoyus.
Helicópteros policiais e navios da Guarda Costeira devem ser utilizados para o transporte de policiais e outros funcionários em caso de emergência. O NPA planeja introduzir helicópteros de grande porte para melhorar sua capacidade de transportar agentes de resposta a contingência.
O NPA prevê que os grandes helicópteros sejam utilizados em situações em que grupos armados ou um grande número de pessoas deslocadas pousem em ilhas distantes. Espera-se também que os helicópteros sejam utilizados para operações de resgate após desastres naturais, incluindo terremotos e chuvas intensas.
Espera-se que tais helicópteros sejam usados para atividades de resgate após as catástrofes naturais maciças, incluindo terremotos e fortes chuvas.
Fonte: JapanTimes.