Reino Unido – A polícia de Suffolk (Reino Unido) pode vir a utilizar aeronaves não tripuladas como uma alternativa ao caro helicóptero que está para ser removido do Aeródromo de Wattisham nos próximos dois anos.
A proposta foi feita pelo Comissário de Polícia e Combate ao Crime Tim Passmore em uma licitação que visa a redução de custos.
O helicóptero, fornecido pelo Serviço Nacional de Aviação Policial (NPAS), cobre atualmente Suffolk e Norfolk a partir da sua base em Wattisham.
No entanto, os custos são altos para a polícia – Suffolk paga £800,000 por ano para 250 horas de voo, enquanto Norfolk paga £360,000 para o mesmo período de tempo.
O Sr. Passmore contou aos membros do Conselho Municipal de Suffolk que busca uma redução destes custos pois imobilizam os recursos disponíveis.
Ele disse: “Se conseguirmos economizar £400,000, podemos contratar mais oito policiais. Temos que perguntar, qual é o melhor custo benefício possível?”
Depois da reunião, o Sr. Passmore disse que a polícia estaria considerando a possibilidade de operar mais voos em asa fixa ou de utilizar aeronaves teleguiadas como uma alternativa aos caros helicópteros da polícia.
Como a decisão de comprar ou não serviços aéreos é considerada “operacional”, esta é uma questão para o Chefe de Polícia – mas, o Sr. Passmore disse que eles entraram em um acordo.
O Sr. Passmore disse: “O fato é que o valor que temos que pagar ao NPAS é inaceitável, discuti isto com Gareth (Wilson – Chefe de Polícia em exercício) e ele entendeu a situação.”
“Precisamos encontrar um acordo melhor para Suffolk. Seja com aeronaves de asa fixa, com aeronaves teleguiadas para operações de vigilância – ou refinando a unidade de cães policiais para ajudar nas buscas. A situação não pode continuar assim.”
O Sr. Passmore disse que gostaria de ver o governo considerando a possibilidade de ter todos os serviços de emergência [blue light services] do condado compartilhando um único helicóptero.
Após a saída do NPAS de Wattisham em 2017, o helicóptero mais próximo estará baseado em Boreham, perto de Chelmsford, e levará pelo menos 20 minutos a mais para chegar a incidentes em Suffolk.
O condado também trabalhará com aeronaves de asa fixa baseadas no Aeroporto de East Midlands em Castle Donington, Derbyshire.
As forças policiais em outras partes do país já testaram aeronaves não tripuladas em operações de vigilância – a polícia de Sussex utilizou um no ano passado perto do Aeroporto de Gatwick durante um teste de três meses, porém, nenhum substituiu o trabalho de um helicóptero da polícia, pelo menos por enquanto.
As aeronaves teleguiadas disponíveis comercialmente são muito mais limitadas do que um helicóptero tradicional, embora elas possam ser úteis em operações de vigilância e nas buscas de áreas de acesso restrito.
Fonte: Ipswich Star/ Reportagem: Paul Geater