A Leonardo-Finmeccanica anunciou a assinatura de um contrato para fornecer seis novos helicópteros AW139 adicionais ao Serviço de Proteção de Fronteiras (Guardia di Finanza), incluindo fornecimento de suporte logístico integrado e treinamento para pilotos e técnicos.
O contrato, avaliado em cerca de 90 milhões de euros, aumentará a frota de AW139s para oito unidades. As entregas das seis novas aeronaves devem começar em meados de 2017 e estão previstas para conclusão em 2019.
Os AW139s serão usados para executar uma série de missões, incluindo vigilância marítima e patrulha, reconhecimento marítimo e de montanha, policial e segurança interna. A encomenda também inclui opções para mais seis helicópteros adicionais, permitindo que o operador dê um passo adiante em direção à substituição de sua frota antiga de helicópteros Agusta Bell AB412.
O AW139 foi selecionado pelo cliente após um competição lançada em meados de 2016. O modelo demonstrou ser a melhor solução para atender às exigências rigorosas do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras italiano.
Os novos AW139s do Serviço Italiano de Alfândega e Proteção de Fronteiras contêm uma ampla gama de equipamentos de missão que serão gerenciados pelo sistema de missão ATOS (Airborne Tactical Observation and Surveillance) da Leonardo Airborne and Space Systems.
Os sensores geridos pelo ATOS incluirão o radar de vigilância multi-modo / multi-missão de alto desempenho Gabbiano da Leonardo Airborne e Space Systems e um sistema frontal infravermelho de alta definição com capacidade MTI (Moving Target Indicator) totalmente integrado com o console de missão, para fornecer uma imagem tática clara e facilmente compreensível para a tripulação.
O equipamento de comunicações incluirá rádios multibanda SRT-700 da Leonardo Airborne e Space Systems, sistemas de comunicação via satélite e banda marítima, identificador transponder (IFF) M428 da Leonardo Airborne e Space Systems.
Outro equipamento de missão e segurança que será equipado inclui um cockpit e cabine totalmente compatível com Night Vision Goggles (NVG), farol de busca de nova geração, Sistema Óptico de Proximidade LiDAR (OPLS), sistema externo de corda, sistema de proteção contra fios, tanque de combustível auxiliar, sistema de flutuação de emergência e balsas de salvamento externas.
O design do AW139 incorpora uma grande e espaçosa cabine para a tripulação, equipamentos e kits de sobrevivência acessados facilmente por duas grandes portas deslizantes.
O AW139 também foi selecionada e está em serviço com a Polícia Estadual Italiana, a Guarda Costeira Italiana e a Força Aérea Italiana. As várias agências governamentais italianas que operam a AW139 podem se beneficiar de sistemas de logística, formação e apoio compartilhados.
Esta última seleção do Serviço Italiano de Alfândega e Proteção de Fronteiras eleva o número total de AW139s operados pelos operadores do governo italiano para 45, abrangendo um amplo escopo de funções de utilidade pública, incluindo a atividades policiais e de segurança interna, patrulha, operações especiais, Busca e Salvamento (SAR), comando e controle, transporte do governo / VVIP, ajuda em locais de desastre e treinamento.
Fonte: Leonardo.