O Serviço de Polícia da Irlanda do Norte (PSNI) iniciou as operações com sua nova aeronave EC145.
Com o preço de £ 7 milhões (US $ 11 milhões), o helicóptero será utilizado juntamente com o EC135 existente de busca e salvamento e missões de monitoramento de suspeitos. O bimotor EC 145 tem uma velocidade de cruzeiro de 240 km/h e autonomia de três horas e meia e é equipado com câmera e equipamentos eletrônicos.
Constable Drew Harris, chefe do Departamento de Operações de Crime, comentou: “Eu acredito que este é um importante investimento de longo prazo da segurança de todos.
“Vai proporcionar a polícia novas oportunidades para aumentar sua eficácia e minimizar os riscos.”
“Queremos construir o impressionante recorde de seu companheiro Police 44, que é o helicóptero policial mais acionado no mundo.”
Com a compra do PSNI, existem agora cinco EC145s operacionais nas forças de polícia do Reino Unido. Três são utilizados pelo Serviço de Polícia Metropolitana e os outros pela polícia de Devon e Cornwall, que teve a entrega de seus EC145 no início de março.
“Este segundo helicóptero é um investimento significativo em nossa capacidade de responta rápida e dinâmica a uma série de situações de policiamento com a dinâmica continua para reduzir a criminalidade e tornar as comunidades mais seguras.”
O helicóptero multi-função, desenvolvido pela Eurocopter e Kawasaki Heavy Industries, é usado por diversos operadores parapúblicos, incluindo: o francês Sécurité Civile, a Gendarmerie francesa e a alemã Landespolizei. Serviços Médicos de Emergência, incluindo organizações E.U. Flight For Life e MedEvac STAT, também têm investido fortemente no modelo.
Fonte: Bradbeer Natalie – Equipe Editorial Rotorhub.com, via Shephard