Tocantins – O Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (GRAER-PMTO), foi empenhado neste sábado (19), em Palmas, em missão de transporte de órgão, junto à Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SESAU-TO). A missão teve como objetivo a captação de órgãos de um doador, na cidade de Araguaína.
A tripulação da PMTO realizou o “Voo Pela Vida” com o avião GRAER 02 (Beechcraft G58) até a cidade de Araguaína e ajudou na captação de órgãos (fígado, rins e coração) de um paciente de 25 anos, vítima de morte encefálica confirmada.
O coordenador da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional de Araguaína (HRA), Dr. Claudivan de Abreu, ressaltou que “é importante a parceria entre os envolvidos, o apoio incondicional a este serviço, uma vez que, para cada doador, oito vidas podem ser salvas”.
Neste tipo de missão, é vital o acesso e transporte rápido a fim de preservar os órgãos devido ao seu tempo de isquemia fria, para isso, a legislação aeronáutica ampara e estabelece a prioridade da aeronave em seus procedimentos de decolagem, pouso e deslocamento no espaço aéreo brasileiro.
Nova aeronave
No dia 10 de março, a PM realizou o recebimento oficial dessa aeronave. O GRAER 02 é oriundo de destinação judicial, tendo valor comercial de aproximadamente R$ 5 milhões de reais. A outra aeronave do Grupamento Aéreo é um Cessna Centurion modelo C210L, GRAER 01.