G1
Pernambuco – Uma parceria entre os donos de quiosques da Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e a Polícia Militar vai permitir o uso de nova tecnologia para combater a criminalidade na orla. A Associação dos Barraqueiros de Coco doou um drone para o 19º Batalhão da PM para reforçar as ações de monitoramento e vigilância na área.
A doação foi feita por meio de um rateio realizado por 17 integrantes da associação. O equipamento custou R$ 4.500, de acordo com o presidente da entidade, Tomé Ferreira.
Segundo ele, a expectativa é que o drone ajude a reduzir o número de arrombamentos aos quiosques, sobretudo, à noite. “Temos que mostrar aos turistas que aqui é um local seguro”, afirmou.
De acordo com a PM, o equipamento tem uma câmera com capacidade para registrar imagens em um raio de 5 quilômetros. Cinco PMs estão sendo treinados para pilotar o drone, que deve entrar em operação até o carnaval.
Segundo a PM, o equipamento está sendo regularizado na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), como determina a lei. Com o drone, a PM reforçará as ações de vigilância por meio de imagens. Atualmente, segundo a corporação, existem 27 câmeras na região.
O subcomandante do 19º Batalhão, Major Eliel Thomás de Aquino, disse que um drone vem sendo usado pelo batalhão que cobre a área de Olinda. Ele destaca que o equipamento amplia o raio de visão do policial, permitindo que ele planeje a operação de combate ao crime.
Estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontam que houve redução de 27% no número de roubos na orla, na comparação entre 2018 e 2017. Foram registradas 3.281 ocorrências, no ano passado, contra 4.537 casos, no ano anterior.