O Governo de Alagoas recebeu, na manhã desta sexta-feira (02/11), um novo helicóptero que será empregado por um período de quatro meses nas ações operacionais da Secretaria da Defesa Social. A aeronave dará suporte às operações policiais e de resgate em todo o Estado de Alagoas.
O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), coronel Thúlio Emery, afirmou que o helicóptero atuará com o revezamento de três pilotos pertencentes à empresa. Já os policiais militares do Bope atuarão na viatura e na aeronave e será estabelecida uma comunicação entre a viatura e o helicóptero, facilitando o desempenho da atividade operacional. Segundo ele a aeronave tem capacidade para atuar tanto no período diurno como noturno, e pode transportar até quatro tripulantes. “Em nossa primeira atuação realizada em Maceió neste final de semana foi feita apreensão de armas, drogas e a prisão de meliantes”, constata o coronel do Bope
Segundo o subcomandante geral, coronel Dimas Cavalcante, a aeronave é mais uma ferramenta colocada à disposição para a sociedade alagoana. “O helicóptero será utilizado o quanto antes nas atividades de ocorrência policial e de resgate”, frisou o subcomandante geral.
Helicóptero Bell Jet Ranger III – O helicóptero será pilotado por Fernando Teles (piloto-chefe), com mais de 22 anos de voo, além dos pilotos William Carvalho e Danilo Serrano, todos pertencentes à empresa contratada.
De acordo com Fernando Teles, a aeronave é dotada de equipamentos para atividades militares como guincho, porta de correr, sirene, kit de rapel e gancho para salvamento, além de sistema de rádio interligado com o Centro Integrado de Operações da Defesa Social (Ciods). A aeronave possui autonomia ininterrupta de três horas de voo.
A aeronave iniciou as atividades militares no sábado (3/12), nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, no Centro Comercial, nos bairros periféricos e no litoral Sul e Norte. O helicóptero ficará sob a coordenação do Bope. “Nossos militares passaram por um curso de capacitação para atuar no patrulhamento aéreo”, informa o coronel Túlio.
O comandante da Polícia Militar, coronel Luciano Silva, destacou o empenho do Governo de Alagoas para contratação da aeronave, que representa uma excelente ferramenta de combate à criminalidade. “Além da agilidade que representa, a aeronave significa um reforço a mais para o policiamento ostensivo em terra, já que o alcance do patrulhamento aéreo é bem maior”, reconhece o comandante da PM.
O coronel Luciano informou ainda que a Secretaria de Estado da Defesa Social está em fase de conclusão do processo licitatório para a aquisição pelo Governo de Alagoas de um novo helicóptero. Segundo o comandante da PM, a aeronave é de fundamental importância para atuar em casos de assaltos a banco, sequestros e perseguições que venham a ocorrer tanto na capital quanto no interior de Alagoas.
Dois policiais, denominados de alas, atuarão com armamento moderno e passam também a orientar as manobras do piloto durante operações aéreas e em perseguições a bandidos. O helicóptero, como explica o capitão Assunção, do Bope, é uma aeronave versátil, tem facilidade de pouso e será empregada em qualquer tipo de operação militar. “Uma viatura será utilizada como carro de apoio logístico para os policiais do patrulhamento aéreo”, afirma o capitão Assunção, que vai coordenar a equipe de militares.
O Estado pagará pelo aluguel à empresa FlyOne – Táxi Aéreo, a quantia de R$ 2.750 por hora/voo, para que o monitoramento seja realizado pelo período de quatro meses, tanto durante o dia quanto a noite.
Segundo o capitão PM Mário Henrique Assunção, do Comando Operacional de Apoio Aéreo (COAA), o helicóptero deve voar, de acordo com o contrato firmado pelo governo Estadual e a Fly One, 1,55 horas por dia durante 4 meses, período em que o equipamento ficará disponível para as ações da polícia.
Fonte1: Agência Alagoas.
Fonte2: Agência Alagoas.
Fonte3: J2011.com.br.
Fonte4: PrimeiraEdição.
Fonte5: PMAL.