Pará – O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do estado do Pará – GRAESP, vem mantendo desde a sua criação, elevado nível de credibilidade e confiança dos órgãos que compõe o Sistema de Segurança, bem como da população paraense.
Sendo a missão do GRAESP simpática aos olhos populares, muito maior se torna a responsabilidade, não só de manter, como de elevar cada vez mais a qualidade de seus atendimentos, conseguidos através do profissionalismo de seus integrantes.
Em constante processo de qualificação de seu efetivo, com vistas a uma nova fase de operação com emprego de helicópteros biturbina homologados para voo VFR e IFR diuno e noturno, foi realizado treinamento na sede da Airbus Helicopter, situada em Fort Worth, Texas – USA, composto de Ground School do modelo EC145, familiarização em simulador de voo e voo prático.
O curso é objeto da compra do EC 145 C2 pelo estado do Pará, com previsão de entrega ainda no primeiro semestre de 2014, e continuidade do curso de IFRH realizado pelos comandantes do GRAESP no final de 2013. Na oportunidade, os comandantes puderam realizar procedimentos normais, de emergências simuladas e o emprego dos recursos de automação existentes no modelo adquirido.
De acordo com o cronograma de qualificação, ainda no mês de maio, três mecânicos de manutenção aeronáutica do GRAESP seguirão para sede Airbus helicopter – USA para receberem treinamento, a fim de garantir que no recebimento do “Guardião 05”, previsto para Julho/2014, o pessoal treinado garanta sua operacionalidade.
“Com a chegada de aeronaves com maior capacidade operacional, à exemplo do EC 145 C2 e do avião Caravan C208, fomos forçados à aumentar a qualidade técnica de nossos pilotos e tripulantes, visando garantir acima de tudo a Segurança Operacional no voo amazônico e eficácia no atendimento à população” reforça o Diretor do GRAESP, Ten Cel Gonçalves.
Concluíram o curso no modelo BK117-C2, comercialmente conhecido como EC145, os Comandantes Maj Marlon Brito, Maj Jomires Pires, Maj Augusto Bittencourt, Maj Ricardo Freitas, Maj Marcel Leite e Cap Cláudio Petillo.
Confira as fotos do treinamento: