Mato Grosso – Nos dias 05 e 06 de fevereiro pilotos e tripulantes do Centro Integrado de Operações Aéreas receberam instruções teóricas e práticas, respectivamente de tiro e rapel.
A instrução de rapel para os tripulantes foi realizada nas dependências do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE da Policia Militar, que conta com uma torre de alvenaria destinada exclusivamente ao treinamento de técnicas rapel, permitindo a descida vertical por um simulacro de esqui de helicóptero. Rapel consiste basicamente na descida em desníveis usando equipamentos de segurança, como cordas, fitas, mosquetões, cadeirinhas entre outros acessórios específicos. No Ciopaer/MT é utilizado na prestação de serviços em altura, resgate em ambientes verticais e abordagens policiais.
Já a instrução de tiro foi ministrada em estande situado no distrito de Praia Grande em Várzea Grande/MT sendo dado ênfase ao manuseio e técnicas de tiro com carabina calibre 556 e pistola calibre .40. Diversos tiros foram realizadas, especialmente na posição sentado, por ser a forma costumeira que o tripulante operacional realiza tiros quando embarcado em helicóptero.
As instruções fazem parte do plano de requalificação permanente dos pilotos e tripulantes dos helicópteros Águia, com vista a minimizar ao máximo as possibilidades de incidência de erro técnico profissional nas ações que desenvolve.
O tripulante operacional tem conhecimento de tiro embarcado, técnicas de rapel, primeiros socorros, busca e salvamento, entre outras habilidades.
Fonte: SSPMT.