Começou dia 28/10/13, em Belo Horizonte, mais uma importante etapa de preparação dos pilotos do CBMMG para a chegada do novo helicóptero da Secretaria Estadual de Saúde, que será operado pelo BOA.
O “ground school” é um curso de familiarização teórica com a aeronave e nele estão sendo estudados os sistemas e equipamentos. Nestes 10 dias os instrutores da empresa fornecedora apresentam minúcias do novo helicóptero, que possui capacidade de transportar até 11 pessoas, incluindo os 2 pilotos, equipamentos de transporte aeromédico e de salvamento.
Sua velocidade é de cerca de 246km/h, o que lhe permite alcançar até 680km e realizar com mais segurança e agilidade todas as tarefas de salvamento atualmente já desenvolvidas no BOA.
Este curso é parte de um grande projeto do governo estadual de Minas Gerais que envolve o CBMMG e SES, que pretende expandir o serviço às demais regionais de saúde e prestar atendimento de urgência e emergência em novo patamar, inédito no país.
Na sequência os pilotos comandantes de aeronave passarão ao treinamento em simulador de voo e em aeronave do mesmo modelo.
Na avaliação do Major Farley, um dos pilotos, “O planejamento delineado para o uso do helicóptero EC 145 está focado na qualificação de excelência dos recursos humanos, na logística adequada e na atuação em rede dos órgãos envolvidos. Estamos fortemente empenhados para que os objetivos sejam superados e para isto temos nos desdobrado.”
Fonte: BOA/MG