Alagoas – A operacionalidade do Grupamento Aéreo foi discutida em palestra instrutiva, durante esta segunda-feira (22), no Aeroporto Zumbi dos Palmares, com os 18 pilotos que comandam as quatro aeronaves da Segurança Pública. As orientações foram repassadas pelo coronel BM André Madeiro.
A instrução focou na perda de eficiência do rotor de cauda (componente básico da aeronave destinado a prover a sustentação necessária do voo) com o propósito de prevenir contra possíveis ocorrências decorrentes dos fortes ventos que, segundo o coronel André, são característicos dessa época do ano em Maceió.
“Para os pilotos, de modo geral, a pane no rotor de cauda é considerada uma das piores emergências, já que ele existe para manter o equilíbrio do helicóptero. Como estamos numa fase em que os ventos tendem a aumentar ou serem muito fortes, montamos a instrução para que todos reforcem os cuidados e não sejam pegos de surpresa”, afirma o coronel Madeiro.
Pilotos e tripulantes do Grupamento Aéreo têm um cronograma de capacitação primando pela garantia de boas ações e também pela segurança de todos os seus integrantes. No início do mês 30 tripulantes receberam instrução de embarque e desembarque em locais de difícil acesso ministrada pelo capitão BM Emilio Simões.
Fonte: Agência Alagoas, por Dulce Melo.