Em razão da renomada imagem que o Batalhão de Aviação Operacional da PMDF (BAVOP) tem atualmente no cenário nacional, tendo em vista que já foi palco para a formação de diversos militares de outras Co-irmãs, é que três Oficiais da Polícia Militar do Estado de Tocantins (PMTO), CAP Duarte, 1º TEN Bolentini e 1º TEN Bruno, escolheram o Batalhão para realizarem seus estágios de piloto de helicóptero policial.
O objetivo do estágio é proporcionar aos novos pilotos além dos conhecimentos práticos a respeito do voo operacional e do policiamento ostensivo aéreo, experiências e estratégias acerca também da organização administrativa da Unidade.
Os mencionados militares serão os responsáveis pela implementação da atividade aérea em sua Corporação, logo, tirarão do BAvOp a inspiração necessária para criarem um Grupamento baseado na dedicação ao trabalho e no profissionalismo que fomentam os militares da capital. Diante da capacitação recebida na PMDF, os novos pilotos tocantinenses passarão a integrar um rol de alunos que hoje, transmitem juntos às suas respectivas Corporações, um legado adquirido com os militares do BAvOp.
Já passaram pelas salas de aula do BAvOp: o CAP Pimenta e o CAP Edgar ambos da PMPB, TEN Agno da PMBA, CAP Alexandre e TEN Romulado ambos da PMRN, MAJ Duton da PMERJ e tantos outros pilotos que certamente ajudaram a fazer do Batalhão uma referência nacional.