Ceará – A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) atuou no resgate de um piloto de ultraleve que sofreu um acidente com o equipamento, na manhã desta segunda-feira (15), em Aquiraz – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13).
O piloto realizava sobrevoo no equipamento, quando precisou fazer um pouso forçado em uma propriedade particular. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também foi acionado para o local. O intervalo entre a decolagem da aeronave da CIOPAer e o socorro à vítima foi de apenas oito minutos.
De acordo com informações colhidas no local, o ultraleve alçou voo em um aeródromo particular e passou algumas vezes por cima do aeródromo. O modelo de pequeno porte perdeu o controle e se chocou contra uma árvore nas proximidades da Lagoa do Catu. No momento do resgate, o ultraleve apresentou um princípio de incêndio, que logo foi controlado.
Em solo, a vítima recebeu os primeiros atendimentos médicos de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), enquanto aguardavam a chegada da aeronave da CIOPAer.
O piloto sofreu fraturas nas duas pernas e bateu com a cabeça, algumas vezes, no interior da aeronave, durante o pouso forçado. Após o atendimento inicial em solo, a aeronave Fênix 06, equipada com UTI aérea, foi acionada para ajudar no transporte da vítima até um hospital na Capital.
Foram necessários oito minutos entre a decolagem e o socorro à vítima. Dentro da aeronave da CIOPAer, um médico e uma enfermeira continuaram o atendimento ao paciente até a chegada no hospital. Apesar dos ferimentos, a vítima foi conduzida com lucidez para efetuar exames mais detalhados.
Ascom SSPDS