Irlanda – Uma piloto da Guarda Costeira Irlandesa (IRCG – Irish Coast Guard), cujo helicóptero Sikorsky S-92 caiu no Oceano Atlântico. Ela morreu horas depois de ter sido resgatada no dia 14/3.
A capitão Dara Fitzpatrick foi encontrada viva em águas ao largo da costa do condado de Mayo, mas depois morreu no hospital, disse o IRCG. Ela foi condecorada por sua coragem em missões de resgate e participou de uma série de televisão da RTE sobre os serviços de emergência da Irlanda. Fitzpatrick, de Dublin, esteve envolvida em missões de busca e salvamento por mais de 20 anos.
Uma enorme busca ainda está em andamento envolvendo o Serviço Naval Irlandês, os mergulhadores da marinha e embarcações para encontrar os três tripulantes restantes do helicóptero 116 do IRCG, mas as esperanças estão desaparecendo.
A tripulação de Dublin tinha decolado para fornecer cobertura a outro helicóptero da IRCG que realizava uma evacuação médica de um barco de pesca, a 150 milhas da costa de Mayo. Sabe-se que um homem a bordo sofreu um ataque cardíaco.
Uma pequena quantidade de detritos, incluindo o que se acredita ser um tanque de combustível do helicóptero, foi localizado na costa perto de Blacksod em Mayo, onde a tripulação tinha desembarcado para reabastecer depois de chegar de Dublin.
O diretor da IRCG, Eugene Clonan, descreveu o incidente como um dia escuro para os serviços de emergência. Disse que o helicóptero 116 era um Sikorsky S92 muito novo e estava com a manutenção regular.
Gerard Flynn, gerente de operações de busca e salvamento da IRCG, disse que não havia aviso de que o helicóptero tivesse dificuldades na área antes de desaparecer.
“Isso foi um choque, o helicóptero simplesmente desapareceu. A comunicação foi perdida. Uma vez que a comunicação foi perdida, um procedimento de emergência foi iniciado, uma busca foi iniciada imediatamente “, disse ele.
Locais em Mayo disseram que o clima e a visibilidade estavam degradadas desde a tarde da noite de segunda-feira. O clima cria problemas para a operação de busca.
Um porta-voz do primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, disse que “Seus pensamentos estão com as famílias da tripulação valente e com as equipes de emergência que atualmente trabalham na área.” O ICRG lidou com 2.500 incidentes no ano passado e salvou mais de 400 vidas. Investigadores da Unidade de Investigação de Acidentes Aéreos da Irlanda realizam as investigações do acidente.
Fonte: The Guardian e BBC.